Paulo Batista Gomes

Paulo Batista Gomes

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Assassino e secretário de Justiça na lista de classificados para agente penitenciário

Letícia Gonçalves
Rádio CBN Vitória (93,5 FM)
O secretário de Estado da Justiça, Angelo Roncalli - responsável pela administração do sistema prisional - foi classificado para o cargo de agente penitenciário por designação temporária. Ao menos é o que aponta a lista de classificação do processo seletivo divulgada no site da secretaria na tarde desta segunda-feira (28).

Outros nomes não menos emblemáticos estão relacionados, como o de Odessi Martins da Silva Junior, o Lumbrigão, condenado por matar o juiz Alexandre Martins de Castro Filho, e Ricardo Cruz Macedo, preso por estelionato em 2008. A publicação já foi retirada da página.
OUÇA A NOTÍCIA
 
As inscrições para a seleção foram feitas apenas por meio da internet e terminaram no último dia 22. Os dados foram fornecidos pelos inscritos que, na próxima etapa, têm que comprovar as informações prestadas.

foto: Reprodução
Aprovados na Sejus em processo seletivo simplificado
Lista com os aprovados na Sejus em processo seletivo simplificado. Em destaque, os nomes do secretário de Justiça, do estelionatário Ricardo Cruz Macedo e do condenado por matar o juiz Alexandre Martins de Castro Filho, Odessi Martins


Ouça outras reportagens da Rádio CBN Vitória
Leia mais notícias do minuto a minuto
A classificação foi feita com base na pontuação obtida. Ter experiência como agente no sistema carcerário e diploma de curso superior, por exemplo, contam pontos. Roncalli "passou" em terceiro lugar e Lumbrigão em 16º.

Crime


O secretário diz que o incidente foi uma "brincadeira" por parte de pessoas interessadas em mostrar a fragilidade do sistema de inscrições e que isso constitui um crime que será apurado.

"A comissão do processo seletivo não imaginava que isso fosse ocorrer. Esse sistema nós colocamos em um banco de dados seguro. Ele vem em um arquivo formato Excel e apenas é lançado no sistema da secretaria. A comissão não imaginava que alguém pudesse fazer essa brincadeira, que na verdade é um crime. Nós vamos acionar a Secretaria de Segurança Pública para apurar por meio da delegacia especializada em crimes eletrônicos e se as pessoas forem localizadas responderão processo por isso". 

Apesar da fraude, o secretário diz que o sistema é confiável. O processo seletivo contou com mais de 15 mil inscritos para vagas abertas e cadastro de reserva. 

Sindicato dos agentes

Para o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Espírito Santo (SindaspEs), a situação demonstra a fragilidade do processo de inscrição e seleção para a função de agente penitenciário. Em nota, o sindicato cobrou seriedade na contratação de agentes penitenciários e punição aos envolvidos na falha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário